terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Projeto Conhecendo a História do Carnaval



Escola:
Diretora:
Coordenadora:
Tema: Carnaval
Público Alvo: Alunos Do 1º, 2º Ano, 2ª, 3ª, 4ª Série E Programa Acelera Brasil
Duração: Cinco Dias
Inicio:28/02/___        Termino: 04/02/_____

Projeto Conhecendo a História do Carnaval
Justificativa
A comemoração do Carnaval tem um significado todo especial em nosso país é uma das festas mais esperadas por grande parte das pessoas, por sua tradição, cor, ritmo e magia.

Objetivos
Ø  Reconhecer o Carnaval como uma manifestação cultural brasileira, sua origem e suas características;
Ø  Identificar músicas de Carnaval;
Ø  Cantar e dançar marchinhas carnavalescas e outros ritmos.
Ø  Produzir trabalhos de artes como pintura, desenho, recorte e colagem;
Ø  Despertar no aluno o interesse em relação às folias carnavalescas resgatando as tradições
Desenvolvimento
- Conte brevemente a história do Carnaval e ressalte as diversas maneiras de comemorá-lo (Ruas, blocos, bailes, concursos de fantasias, desfile de escolas de Samba).
- Providencie fotos ou imagens para que as crianças possam visualizar algumas manifestações carnavalescas e ritmos diversos (Frevo / Axé/ Marchinhas) para debates e comentários.
- Elabore um mural com gravuras carnavalescas;
apresente alguns passos das danças carnavalescas e incentive-os a realizá-los.
- Roda de conversa: (Pedindo que cada criança diga de qual personagem gostaria que fosse a sua fantasia nesse Carnaval e peça para que cada criança se desenhe com essa fantasia).
- Oficina de Enfiagem: Montar uma Oficina de Arte onde cada criança irá fazer seu próprio colar com canudos coloridos e materiais diversos.
- Oficina de máscaras: Confeccionar com EVA máscaras, enfeitadas com lantejoulas, areia colorida, ou mascaras com papel dupla face etc.
- Oficina de música: Apresentar algumas marchinhas carnavalescas para trabalhar as rimas completando-as oralmente.
- Apresente Marchinhas de Carnaval antigas às crianças.

Recursos
EVAs, tnt, som,revistas e jornais,cola,tesoura,canudos,fantasias,fantoches, papel dupla face, cartonado, cola glite, lápis de cor, hidrocor, tinta guache, lápis de cera.

Culminância
Apresentar a história do carnaval de forma dinâmica (utilizando fantoches e/ou dramatizando)
Promover o Baile de Carnaval na escola com danças (marchinhas, samba, maracatu, afoxé, frevo)
Durante o baile promover um desfile de fantasias incentivando a participação de todas as crianças.















Nenhum comentário:

Postar um comentário