Atividades


Escola Municipal
Data:___ /___/_____ Série: ____ Turno;__________
Professora:__________________________________
Aluno(a):___________________________________
Atividade de História da 2ª Unidade

Nessa unidade estudamos que o tempo não para nas nossas vidas e que podemos perceber o tempo em vários momentos: Quando observamos a hora de entrar e ir embora da escola, quanto dias faltam para o aniversário, ouve ou lê histórias de outros tempos.
1.      Agora, ordene duas situações que você tenha vivido na li linha do tempo. Colocando, na linha abaixo a idade que você tinha quando viveu a primeira e a segunda situação.

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2.      Aprendemos que o passado, o presente e o futuro organiza-se a passagem do tempo e esse tempo pode ser medido pelo relógio em dia e o calendário, o tempo no ano.

Observe o calendário e responda as perguntinhas abaixo.

SETEMBRO 2008
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A.    Que mês é esse?______________________
B.     Quantos dias tem?____________________
C.     Que dia da semana é dia 7  ?_____________
Leia as situações abaixo e responda em que momento você realiza essas atividades na sua vida. (manhã –tarde –noite).
a.       Caminhar de casa até a escola ___________________
b.      Tomar banho _______________________________
c.       Ir para cama dormir __________________________
d.      Escovar os dentes ___________________________

3.  Vamos recordar o que estudamos lendo com muita atenção o pequeno texto:

As fontes históricas são vestigios deixados pelas pessoas ao longo do tempo, ou seja, história da vida que podemos construir (crianças e adultos).
E essas fontes históricas podem ser materiais, orais, escritas e iconográficas. As fontes orais podemos conhecer o passado ouvindo depoimentos de pessoas ou através de entrevista de perguntas e respostas. As fontes escritas são aquelas produzidas pelas pessoas individualmente ou em grupos, por exemplo: as cartas, bilhetes, jornais, cadernos dentre outros. E os matérias são aqueles que podemos observar como as pessoas viviam no passado, os seus hábitos e costumes nas imagens, desenhos, pinturas, gravuras objetos ou fotografias que registram, demonstram retratando os acontecimentos dos fatos da história. Assim, temos pessoas que investigam essas fontes históricas e estuda seus significados para compreender os acontecimentos passados esses são chamados de historiador.

Agora, leia as palavras abaixo no banco de dados e coloque cada uma correspondente ao seu significado.
AGENDA
REVISTA
ENTREVISTA
FOTOGRAFIAS
BRINQUEDOS
MAPAS
ESTÁTUAS
PINTURAS
BILHETES
MAQUINA DE COSTURA ROUPA

Fontes orais _________________     Fontes escritas __________________
Fontes materiais ______________                Fontes iconográficas _____________

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