segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Plano de Ensino do 1º Ano



Plano de ensino do 1º e 2º semestre –
Área de conhecimento - Ciências
Expectativa de aprendizagem:
·         Perceber as diferenças entre os seres humanos e aprender a respeitar e valorizar essas diferenças.
·         Adquirir noções das diferenças étnicas e culturais.
·         Reconhecer e identificar algumas partes do corpo humano.
·         Compreender que o corpo necessita de várias estruturas internas e externas para funcionar e que essas estruturas agem em conjunto.
·         Reconhecer e identificar os órgãos do corpo humano relacionando à visão, gustação, audição, olfato e tato, compreendendo que esses órgãos podem nos alertar para situações de perigo.
·         Compreender que todo ser humano passa por um período de crescimento e desenvolvimento corporal, reconhecendo a importância de hábitos de vida saudáveis para um crescimento adequado e para realizar as atividades precisamos de energia.
·         Conhecer os diferentes tipos de nutrientes e a importância de uma alimentação saudável, compreendendo a importância da atividade física para a manutenção de uma boa qualidade de vida.
·         Conhecer noções sobre hábitos de higiene e sua importância e que eles nos ajudam a prevenir doenças.
·         Relacionar o banho como a eliminação de sujeira e microorganismos.
·         Entender a necessidade de cuidados e limpeza com os alimentos, principalmente aqueles ingeridos com casca ou folhas.
·         Reconhecer e diferenciar os seres vivos e os elementos não-vivos, compreendendo que os seres vivos, ao contrário dos não-vivos, nascem, crescem, reproduzem-se e morrem.
·         Valorizar a importância de ações simples do dia-a-dia que contribuem para a preservação do ambiente.
    O que ensinar?
        Como ensinar?
      Como avaliar?

·         Esse é meu corpo.
1.         Eu sou eu, você é você!
2.         Esse é meu corpo!














·         Reconheço o ambiente
1.       Os órgãos dos sentidos.
2.     O que sentimos e percebemos.



·        Cresço com saúde.

v  O que é crescer?
v  Quando eu cresço?
v  Crescimento saudável.
v  Um alimento bem brasileiro!
v  Alimentos saudáveis.
v  Correr e brincar.






















































































·         Tudo limpo!

v  Hora do banho.
v  Alimentos limpos.
v  Só sorrisos.





































·         Confecção de mural com fotos da família para
que eles comparem traços fisionômicos como:
formato, tamanho e cor de olhos, boca, nariz e
orelhas.

·         Cantar músicas em que são mencionados partes
 do corpo  humano e a medida que as partes
forem citadas, pedir para os alunos apontar
 em seu corpo ou no do colega.

·         Medir com barbante o tamanho de cada aluno e
 comparar essas medidas  em ordem crescente
e decrescente.

·         Escolher um aluno e tirar o molde de seu corpo,
em seguida, ir sorteando pares de alunos para
completar as partes do corpo e dizer a função.

·         Solicitar que eles realizem uma entrevista com
alguém de sua família para descobrir de onde
 vieram,...  os seus antepassados.

·         Alunos sentados em círculos e questionar a 
importância dos órgãos dos sentidos para a
nossa sobrevivência. Não é necessário respostas
adequadas, mas incentivos a participação para avaliar o conhecimento prévio sobre o assunto estudado, valorizando as vivências  dos alunos
dentro e fora da escola.

·         Levantar hipóteses sobre o que devemos fazer para perceber se o alimento não está
apropriado para o consumo e o que aconteceria
 se ele fosse ingerido.

·         Dividir a sala em grupos e para cada grupo  sortear       um órgão do sentido. Os alunos deverão demonstrar como podemos perceber o ambiente por meio desse sentido. Se possível, eles devem utilizar materiais que ajudem a exemplificar cada sentido.

·         Comentar com os alunos que para ter uma vida saudável é necessário ter bons hábitos como: saber utilizar adequadamente o banheiro, lavar as mãos sempre que necessário, principalmente antes das refeições, tomarem banho diariamente, cortar as unhas e escolher roupas e calçados de acordo com a temperatura.

·         Solicitar que os alunos elaborem uma lista, em seus cadernos, com todos os produtos de higiene que eles usam durante o dia, isto é, da hora que acordam até a hora de ir dormir.

·         Comparar as respostas de todos os alunos.

·         Pedir aos alunos que levem embalagens ou rótulos de produtos de higiene e de cosméticos para que elaborem um cartaz. Questionar para que cada um deles seja utilizado, discutindo quais são os benefícios e os prejuízos que eles causam.

·         Confeccionar com os alunos o brinquedo pé-de-lata.

·         Antes de iniciar a atividade prática, orientar os alunos sobre AA importância do respeito às diferenças físicas de cada um.

·         Orientar os alunos que para ter um crescimento saudável é necessário realizar pelo menos três refeições, intercaladas por pequenos lanches. Os alimentos in geridos nessas refeições devem ser tanto de origem vegetal como animal.

·         Orientar os alunos a verificar, na embalagem de produtos que consomem em seus lanches, a informação nutricional contida em cada uma. A partir dessas informações, compararem a quantidade dos tipos de nutriente em cada produto e elaborar uma lista com o nome dos produtos mais ricos em gorduras, proteínas, sais minerais e vitaminas.

·         Contar aos alunos a lenda da mandioca.

·         Conversar sobre os povos que cultivaram qual a parte mais utilizada, como pode ser consumido ou transformado. ...

·         Conscientizar os alunos como uma alimentação deficiente pode prejudicar a saúde de uma pessoa e muitas vezes levá-la à morte. Por isso enfatizar a necessidade do ser humano ter uma alimentação nutritiva e variada durante a vida.

·          Montar com os alunos um cartaz com gravuras de alimentos saudáveis que levam para a escola.

·         Discutir e levantar hipóteses sobre a seguinte informação: “Deixe que a alimentação seja o seu remédio e o remédio, a sua alimentação” (Hipócrates).

·         Comentar com os alunos que a prática de atividades físicas faz muito bem à saúde, mas cada um deve conhecer seus limites e suas possibilidades, sem ultrapassá-los. Perguntar se eles conhecem pessoas que praticam algum esporte regularmente.

·         Pedir a eles que desenhem que tipos de esporte gostariam de praticarem.

·         Fazer uma lista com alguns exercícios/jogos/brincadeiras.

·         Propor aos alunos como “O dia do suco natural” ou “ O dia da fruta”.

·         Enfatizar que o banho Dário é um hábito fundamental para a saúde do corpo, pois além de eliminar a sujeira e os microorganismos, nos dá a sensação de bem-estar, que é importante para a saúde mental e as relações sociais.

·         Promover uma campanha na sala com o tema “Dia da Higiene Corporal”.

·         Explicar aos alunos que a água corrente ainda é a melhor solução para a higienização dos alimentos, mas ela deve ser tratada, fervida ou filtrada.

·         Informar aos alunos sobre os sintomas mais comuns provocados por contaminação alimentar.

·         Ler o poema PRA ESCOVAR OS DENTES CANTANDO...  em voz alta para os alunos e perguntar quem já perdeu algum dente, quando e como aconteceu. Em sala de aula, ressaltar a importância de uma boa escovação após cada refeição prevenindo a formação das cáries. Lembrá-los de que os dentes permanentes, uma vez crescidos, não são trocados.

·         Apresentar aos alunos um vídeo onde mostra a escovação correta.

·         Promover uma roda de conversa onde os alunos devem expressar livremente o que eles conhecem que tem vida e que faz parte do seu cotidiano. Perguntar aos alunos: Como podemos diferenciar um ser vivo de um elemento não - vivo? Quais as principais características de cada um?

·         Pedir que os alunos observem a figura da página em estudo e compare com a sua sala de aula. Perguntar quais as semelhanças e as diferenças entre as duas.

·         Construir uma lista com os nomes dos seres vivos e não-vivos.

·         Montar um mini-cartaz na sala com desenhos ou imagens de seres com e sem vida.

·         Fazer um passeio com os alunos até a área externa da escola para que eles observem todas as coisas ao redor (pessoas, plantas, animais, sol, terra, nuvens, etc.). Perguntar aos alunos quais dessas coisas são vivas e quais não são vivas e o porquê das respostas.

·         Convidar os alunos para assistir um vídeo e observar os diferentes tipos de animais e como se relacionam com o ambiente. Ao término da apresentação do vídeo pedir aos alunos que escolham um animal de sua preferência e registre as seguintes informações: o nome do animal, local (is) onde ele estava, tipo de ambiente (terrestre ou aquático, grande ou pequeno, com muitas ou poucas plantas, que tipo de plantas, etc.), e do que eles se alimentam. Solicitar que desenhe esse animal. Após o preenchimento das fichas sortear dois alunos para que falem do animal que escolheu. Em seguida o professor faz a leitura do texto da página 51 onde os seres vivos vivem e quais são os elementos indispensáveis a sua sobrevivência.

  





·         Realiza observações, descrições e comparações de traços fisionômicos de
 pessoas da família.

·         Busca informações mediante observações, experimentações ou outras formas, e registrá-las trabalhando em pequenos grupos, seguindo roteiro preparado pelo professor, ou pelo professor em conjunto com a classe.

·         Identifica e descreve algumas transformações do corpo e dosa hábitos de higiene, de alimentação e atividades cotidiana do ser humano.

·         Elabora e sistematiza informações/ conhecimentos adquiridos.

·         Coleta dados importantes para comparações que se pretende.

·         Utiliza informações para justificar suas idéias.

·         Realiza observações, descrições e comparações de animais vivos, de imagens impressas e vídeos, com o propósito de obter informações sobre suas características existentes.

·         Menciona algumas características que diferenciam o ser humano de outros animais.

·         Realiza atividades empregando os conhecimentos adquiridos.

·         Demonstra atitudes de preservação ambiental no dia-a-dia.

·         Demonstra como podemos perceber o ambiente por meio dos órgãos do sentido e explica a função de cada um.

·         Lista alguns hábitos de higiene para ter uma boa saúde.

·         Identifica objetos que fazem parte da nossa higiene.

·         Confeccionar cartazes para que eles observem as diferenças de cada um e que essas diferenças devem ser respeitadas.

·         Realizar pesquisas de alimentos que tenham um grande valor nutritivo  após construir uma lista com informações obtidas na pesquisa.

·         Apresentação de imagens para que eles percebam o quanto uma alimentação deficiente pode prejudicar a vida de uma pessoa.

·         Confecção de cartaz para que eles diferenciem os alimentos saudáveis e os não saudáveis.

·         Apreciação de alimentos nutritivos realizando uma salada de fruta.

·         Motivar a turma para a prática da higiene promovendo o dia da higiene.

·         Socialização de informações organizadas em cartazes.
              

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